Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Envie para um amigo

Brasília, 22 de outubro de 2003 - 16h10
Maços de cigarro terão imagens mais fortes

O Ministério da Saúde apresentou nesta quarta-feira, 22 de outubro, as novas imagens de advertência que deverão ser impressas nas embalagens de cigarro, com base em resolução da Anvisa, que será publicada na sexta-feira, 24 de outubro.

As novas ilustrações, entre as quais a de um homem com as pernas amputadas, são bem mais impactantes e estarão acompanhadas de frases com alertas sobre os danos do tabagismo à saúde dos fumantes e até das crianças. O objetivo da medida é reduzir o consumo de tabaco, responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil.

Entre as novas ilustrações, as embalagens também mostrarão uma boca e um pulmão tomados pelo câncer, um feto abortado, uma perna necrosada, além de rato e baratas mortos por arsênico e naftalina, substâncias presentes no cigarro. A resolução obriga que todas as imagens tenham o fundo de cor preta.

A indústria tabagista tem prazo de nove meses para cumprir as determinações. Após esse período, fica terminantemente proibida a comercialização de cigarros, cujas embalagens estejam em desacordo com a resolução.

Além das ilustrações, as embalagens deverão trazer o seguinte alerta: "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias". Fica proibida a divulgação de níveis de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono em associação ao nome de marca do produto.

As embalagens também deverão conter o aviso: "Venda proibida a menores de 18 anos - Lei 8.069/1990 e Lei 10.702/2003". Ficam proibidas frases como "Somente para adultos" e "Produto para maiores de 18 anos". Outra determinação é que as embalagens tragam o número do serviço Disque Pare de Fumar (0800 703 7033) em forma mais ampliada, facilitando sua visualização.

A resolução atinge também as peças publicitárias de cigarro. Estritas ao interior dos locais de venda, elas deverão trazer as mesmas ilustrações e o alerta: "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias".

Essas alterações são fundamentais pelo fato de haver outras informações sobre os males do tabagismo que os fumantes e a população em geral precisam conhecer. Também porque é necessário estar sempre renovando, já que com o tempo esse tipo de medida vai perdendo impacto.

Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Disque Pare de Fumar, 79% dos 89.305 entrevistados disseram que as fotos de advertência deveriam ser mais impactantes que as atuais. Oitenta por cento dos consultados eram fumantes. As novas ilustrações foram selecionadas a partir de uma outra pesquisa, que entrevistou em São Paulo e Porto Alegre 72 jovens, entre 15 e 19 anos, das classes A, B e C, fumantes e não fumantes.

A obrigatoriedade de as embalagens trazerem imagens de advertência entrou em vigor em fevereiro de 2002. Em abril daquele ano uma pesquisa do Instituto Datafolha, que envolveu 2.216 participantes com mais de 18 anos em 126 municípios, apresentou os seguintes resultados:

  • Setenta e seis por cento dos entrevistados apoiaram a obrigatoriedade das imagens. O apoio ao uso das imagens foi ligeiramente maior entre os não fumantes (77%) do que no grupo dos fumantes (73%). Entre os que tinham curso superior ou ensino médio, o apoio a essa medida atingiu 83%. É praticamente o mesmo índice encontrado na chamada "geração saúde", o público que tem de 18 a 24 anos. Nessa faixa, 82% apoiaram a medida;
  • Cinqüenta e quatro por cento dos fumantes entrevistados mudaram de idéia sobre as conseqüências causadas pelo tabagismo na saúde após ver as imagens;
  • Sessenta e sete por cento dos fumantes disseram ter sentido vontade de deixar de fumar ao ver as imagens;
  • Entre os que têm renda de até cinco salários mínimos (R$ 1.000,00), 73% disseram ter sentido vontade de parar de fumar quando viram os novos maços. No grupo dos que cursaram até o 1º grau, essa taxa foi de 72%. Esse índice também é alto entre os mais jovens: 73% dos que tinham entre 25 e 34 anos disseram ter pensado em largar o cigarro ao ver as imagens de alerta. Na faixa de 18 a 24 anos, esse percentual foi quase o mesmo - 2%;
  • Segundo 70% dos entrevistados, as imagens das advertências são muito eficientes para evitar a iniciação. Cinqüenta e seis por cento disseram acreditar que o método é muito eficaz para fazer o fumante deixar o cigarro. Já 30% acreditam que a imagem tem pouca eficácia no controle do tabagismo.

Vejas as novas imagens:

Imagem Partos Prematuros

Imagem Doença Vascular

Imagem Câncer de Boca

Imagem Câncer de Laringe

Imagem Impotência

Imagem Doenças causadas em Crianças

Imagem Aborto Espontâneo

Imagem Necrose

Imagem Câncer de Pulmão

Imagem Arsênico e Naftalina


Principais mudanças:

1) A exigência da frase: "Venda proibida a menores de 18 anos - Lei 8.069/1990 e Lei 10.702/2003", ficando proibido o uso de "Somente para adultos" ou "Produto para maiores de 18 anos";

2) Torna-se obrigatória a frase: "Este produto contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, e nicotina que causa dependência física ou psíquica. Não existem níveis seguros para consumo dessas substâncias";

3) Fica proibida a divulgação de níveis de nicotina, alcatrão e monóxido de carbono em associação ao nome de marca do produto;

4) O fundo das novas imagens contra o tabaco será preto;

5) Após o prazo de nove meses, fica proibida a comercialização de cigarros cujas embalagens estejam em desacordo com a resolução da Anvisa;

6) A propaganda comercial dos produtos, como cartazes, terá de conter uma das imagens padrão impressa sem alteração das características gráficas e que ocupe uma área de, no mínimo, 10% da peça.

Novas frases
Frases substituídas

- Essa necrose foi causada pelo consumo de tabaco;

- O tabaco provoca impotência sexual;

- Crianças que convivem com fumantes têm mais asma, pneumonia, sinusite e alergia;

- Fumar causa aborto espontâneo;

- Ele é uma vítima do tabaco. Fumar causa doença vascular que pode levar à amputação;

- Fumar causa câncer de laringe;

- Fumar causa câncer de boca e perda dos dentes;

- Em gestantes, o uso do tabaco provoca partos prematuros e o nascimento de crianças abaixo do peso normal;

- Fumar causa câncer de pulmão;

- Ao fumar você inala arsênico e naftalina, também usados contra ratos e baratas.

- Fumar causa mau hálito, perda de dentes e câncer de boca;

- Fumar causa câncer de pulmão;

- Fumar causa infarto do coração;

- Quem fuma não tem fôlego para nada;

- Fumar na gravidez prejudica o bebê;

- Em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, o nascimento de crianças com peso abaixo do normal e facilidade de contrair asma;

- Crianças começam a fumar ao verem os adultos fumando;

- A nicotina é droga e causa dependência;

- Fumar causa impotência sexual.

As informações são da Agência Saúde
Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde
Tel.: (61) 315-2005/315-2784
Fax: (61) 225-7338
E-mail: imprensa@saude.gov.br

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa