Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 7 de janeiro de 2005 - 10h55
Medicamento na dose certa

Uso incorreto de qualquer remédio pode trazer graves prejuízos à saúde.
Erros na prescrição e no acompanhamento são alguns dos principais problemas

Tomar remédios com leite e antiácidos pode alterar efeito da medicação

O Leite é um alimento e, por isso, estimula a produção de sucos digestivos. Vários medicamentos podem perder seus efeitos ao serem degradados pelo suco gástrico liberado pelo organismo. Além disso, leite contém cálcio e outros nutrientes que podem promover a perda do efeito terapêutico pela inativação química (quelação), reação comum entre essa bebida e a tetraciclina.

Muitas pessoas também têm o costume de ingerir antiácidos antes de tomar remédios que irritam o estômago. Esse hábito pode cortar totalmente o efeito do medicamento, pela diminuição da absorção do princípio ativo ou pela absorção junto deste de componentes dos antiácidos.

Efeitos do leite e antiácidos em alguns medicamentos

  • antibióticos: Ampicilina e tetraciclina (redução do efeito antibacteriano pela redução de sua absorção);
  • contraceptivo oral: redução do efeito pela diminuição da absorção com uso de antiácidos especialmente;
  • Digoxina: redução da absorção com diminuição do efeito cardiotônico;
  • Diazepam: redução da absorção com diminuição do efeito sedativo.

Estes exemplos reforçam a necessidade de se tomar todo medicamento no horário certo e sempre com um copo cheio de água. Deve-se evitar qualquer outra bebida.

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa