Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 7 de junho de 2006 - 16h40
Anvisa presta contas à sociedade

Durante audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (6/6), o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, apresentou relatório das atividades e ações desenvolvidas pela Agência em 2005.

“Esta iniciativa traduz um compromisso da instituição com a prestação de contas e a transparência de sua atuação. Esse relatório sinaliza para o Congresso Nacional a nossa disposição em adequar-nos a um legitimo controle por parte do poder legislativo”, disse o diretor.

Na exposição, foram apontadas as competências e atribuições da Anvisa e seu papel como agente regulador; a interface com as vigilâncias sanitárias estaduais e municipais; a estrutura organizacional, com destaque para o quadro funcional que hoje já conta com mais de 50% de funcionários de carreira (concursados); e os avanços alcançados pela agência ao longo de sua história – um breve histórico dos seus sete anos de existência.

Dirceu Raposo enumerou os estabelecimentos e serviços sujeitos à ação da vigilância sanitária: 155 aeroportos, 46 portos e 111 estabelecimentos de fronteiras; 63.422 farmácias; 450 indústrias de medicamentos; 3.702 produtores de cosméticos; 3.248 produtores de produtos para a saúde; 3.045 produtores de saneantes; 2.055 distribuidoras de medicamentos; 3.849 laboratórios de análises clínicas; 15.491 serviços de radiodiagnóstico; 6.627 hospitais; 2.056 serviços de hemoterapia; 773 serviços de terapia renal; 432 serviços de medicina nuclear; 163 serviços de radioterapia; e 36 Centros de bioequivalência habilitados.

Além do relatório apresentado, o diretor-presidente da Anvisa respondeu a questões levantadas pelos deputados presentes sobre o programa de fracionamento de medicamentos; o uso, pelo sistema Único de Saúde, da toxina botulínica Prosigne, em pacientes com paralisia cerebral; e as estratégias de controle do consumo irracional de anorexígenos (inibidores de apetites).

Ao final da audiência, o deputado federal Rafael Guerra, que presidia a mesa, elogiou a atitude da Anvisa em valorizar o diálogo com o Congresso Nacional.

Relatório com as ações da Anvisa em 2005

Leia também:
Anvisa sai na frente e apresenta balanço de ações

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa