Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 13 de julho de 2006 - 17h30
Atualizada lista de Denominações Comuns Brasileiras

A Anvisa divulgou, no dia 4/7, a terceira atualização da lista de Denominações Comuns Brasileiras 2005 (DCB 2005). O documento padroniza a nomenclatura e a tradução de termos relacionados a fármacos (princípio ativo) e excipientes (substâncias que não apresentam atividade farmacológica), usados em medicamentos.

As Denominações são utilizadas, por exemplo, no rastreamento de insumos, nos registros de medicamentos e na prescrição médica. Esta terceira atualização foi feita a partir de inclusões e exclusões de substâncias na lista e correção de número CAS existentes na DCB. O CAS é o código de registro, usado mundialmente como referência, atribuído às substâncias químicas pelo Chemical Abstracts Service (CAS) – órgão da Sociedade Americana de Química.

Qualquer profissional ou empresa da área da saúde pode contribuir para o aperfeiçoamento da DCB, solicitando inclusão, alteração ou exclusão de denominações, de acordo com os procedimentos determinados pela Anvisa.

:: O endereço permanente de acesso à lista é “Áreas de Atuação” > “Medicamentos” > “Listas de Medicamentos” > “Denominações Comuns Brasileiras (DCB)”

:: A DCB também pode ser acessada nos perfis “Profissional de Saúde” e “Setor Regulado”

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa