Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

 

Brasília, 31 de maio de 2006 - 11h40
Profissionais de saúde da região Sudeste discutem uso racional de medicamentos

Profissionais de saúde da região Sudeste se reunirão no Rio de Janeiro na quinta-feira (1/6) para um encontro de três dias no qual discutirão o consumo indiscriminado de medicamentos pela população. O Seminário sobre Propaganda e Uso Racional de Medicamentos é uma promoção da Anvisa, apoiada pelas federações dos médicos (Fenam) e dos farmacêuticos (Fenafar).

A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo sem critério de medicamentos se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos. E o problema não se limita ao Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) empreende hoje uma campanha para combater este descontrole no acesso aos medicamentos verificados em diversos países.

A Anvisa já realizou três seminários: para a Região Nordeste, em Salvador (BA), em meados do último mês de dezembro; para a Região Norte, no fim de março; e para a Região Sul, em abril. O Seminário do Rio é o último regional. O encontro nacional está confirmado para agosto deste ano, em Brasília.

Os seminários fazem parte de uma estratégia da Agência para atuar em favor do uso racional de medicamentos e também de debater o impacto que a propaganda desses produtos exerce nos hábitos da população.

Além dos Seminários, a Anvisa mantém a monitoração permanente da propaganda de medicamentos e produtos voltados à saúde, o projeto das Farmácias Notificadoras e uma campanha de rádio para informar sobre o assunto.

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa