Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 4 de dezembro de 2007 - 19h40
Anvisa lança novo manual sobre lavanderia hospitalar

A saúde do trabalhador é uma das principais preocupações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no novo guia de lavanderia hospitalar, produzido e atualizado pela Anvisa. O manual técnico “Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: prevenção e controle de riscos(PDF), lançado pela Agência em formato eletrônico, nesta terça-feira (4), substitui a versão publicada em 2000.

A revisão do manual, publicado pela primeira vez pelo Ministério da Saúde, em 1986, é uma resposta da Anvisa à demanda de profissionais de saúde e das unidades processadoras de roupas por informações sobre o assunto. “A atualização das orientações

referentes ao processamento de roupas utilizadas nos serviços de saúde amplia o enfoque de prevenção e controle de riscos associados a esta atividade”, explica a gerente-geral de Tecnologia em Serviços de Saúde da Anvisa, Flávia Freitas. “Além disso, novos conhecimentos em relação a riscos presentes nas unidades de processamento de roupas de serviços de saúde demandaram à necessidade de um maior controle sanitário desses serviços”, completa Freitas.

O manual técnico beneficiará os serviços de saúde que dependem do processamento de roupas. O guia poderá ser utilizado por cerca de 6,5 mil unidades hospitalares inscritas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. “Com esta publicação, a Anvisa cumpre seu papel como órgão de excelência em novas metodologias na segurança do trabalhador e no controle sanitário de serviços desta natureza”, destaca Flávia Freitas.

A nova publicação considera os riscos ergonômicos, químicos, físicos, entre outros, a que estão expostos os trabalhadores. Em relação aos aspectos ergonômicos, o manual orienta para a postura adequada que os trabalhadores de lavanderias hospitalares devem adotar durante a realização das tarefas, “Muitas vezes, o funcionário da lavanderia acaba carregando muito peso, o que pode causar problemas de coluna”, observa Freitas.

O manual apresenta, ainda, orientações para os trabalhadores durante a manipulação de produtos químicos e cuidados para evitar acidentes com materiais como agulhas e bisturis. “O manual é importante para a sociedade na medida em que o processamento de roupas é uma atividade de apoio que influencia consideravelmente na qualidade da assistência à saúde”, destaca Freitas.

Legislação - O manual “Processamento de Roupas de Serviços de Saúde: Prevenção e Controle de Riscos” também faz referência a normas relativas aos serviços que realizam essa atividade. É o caso da Portaria 2.616/98 do Ministério da Saúde e as resoluções da Anvisa RDCs 50/2002 e 189/2003.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa