Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 25 de setembro de 2007 - 16h55
Vigilância Sanitária: fórum estadual em Sergipe é pioneiro

Até esta quarta-feira (26), a Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe realiza o “I Fórum Estadual de Vigilância Sanitária” em Aracaju (SE). O estado é o primeiro a discutir, em nível local, estratégias deliberadas nos Fóruns Regionais de Vigilância Sanitária e no Fórum Nacional, ambos promovidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de março a junho deste ano.

O objetivo deste fórum em Sergipe é fomentar o processo de descentralização das ações no estado. Para isso, os participantes vão diagnosticar e mapear a situação das Vigilâncias Sanitárias municipais, além de discutir a criação de diretrizes e estratégias como ferramentas para a construção do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVS).

A iniciativa conta com o apoio da Anvisa, que estará representada no encontro pelo assessor-técnico Edson Donagema, da Assessoria Técnica (Astec) da Agência. Donagema vai falar sobre o tema “Pacto pela Saúde e Plano Diretor de Vigilância Sanitária: os fóruns de vigilância sanitária como instrumento de gestão solidária”. A palestra encerra as atividades (PDF) do primeiro dia do encontro.

No fórum, estão presentes os secretários de saúde e coordenadores de Vigilâncias Sanitárias municipais de Sergipe e da Vigilância Sanitária estadual. Também participam representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), do Ministério Público (MPU) e do Procon local, órgão de proteção e defesa do consumidor.

Histórico

A Anvisa promoveu, este ano, uma série de cinco fóruns regionais com o objetivo de incentivar o intercâmbio de conhecimento entre a Agência e as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais. Os encontros, realizados em cidades das cinco regiões (Foz do Iguaçu, São Paulo, Belém, Aracaju e Campo Grande), levantaram prioridades, avanços e desafios para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), com a preocupação de conhecer e reconhecer as diferentes realidades regionais.

De março a junho, os fóruns envolveram a sociedade e mais de 500 autoridades e profissionais de saúde de todo o país. Também participaram dos encontros representantes do Legislativo, Ministério Público, dos Procons e de instituições de ensino em Saúde Pública.

As discussões culminaram em um encontro nacional, em Brasília (DF). O I Fórum Nacional de Vigilância Sanitária apontou caminhos para o fortalecimento das ações sanitárias no país; um deles, a possibilidade de realização de fóruns permanentes para o constante aprimoramento do SNVS.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa