Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
DestaquesCadastre-se nos Boletins Eletrônicos da Anvisa
Em Questão - O Governo Informa (site da Presidência da República)
Licitação
 

 

Anvisa Divulga - Notícias da Anvisa: Diário e Mensal

Brasília, 2 de dezembro de 2008 - 17h15
Rio de Janeiro ganha novo Centro de Orientação ao Viajante

A cidade do Rio de Janeiro (RJ) ganhará um novo Centro de Orientação e Controle Sanitário do Viajante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O centro, que funcionará no aeroporto Internacional Maestro Antônio Carlos Jobim, contará com uma instalação específica para turistas que necessitarem de informações de saúde sobre os locais para onde estão viajando.

“A criação dos centros faz parte de uma nova estratégia de sensibilização, envolvimento e responsabilização adotada pela Agência, para que a população inclua os cuidados com a saúde em seu planejamento de viagem”, explica a gerente de orientação ao viajante da Anvisa, Karla Baeta. Neste sentido, a Anvisa lançou em abril, o Sistema de Informações de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados (Sispafra). Esse sistema permite que viajantes obtenham informações sobre as medidas preventivas de saúde e exigências sanitárias do país ou região de destino em um tempo médio de dez minutos.

Oficina

Para a criação do novo Centro de Orientação e Controle Sanitário do Viajante no Rio de Janeiro a Anvisa realiza, entre os dias 2 e 4 de dezembro, a 1ª Oficina de Integração de Saúde dos Viajantes. O encontro pretende aproximar os órgãos envolvidos com a saúde dos viajantes, no estado e capital carioca.

Na ocasião, serão discutidas metodologias para a melhoria e organização dos procedimentos e atividades que geram risco para a saúde deste público. Além dos servidores da Agência, participam representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Secretária Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz e Centro de Informação em Saúde para Viajantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Informações: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa