Bem Vindo à página da Farmacopeia Brasileira
 

Notícias

Brasília, 09/05/2013

Edital de Chamamento para coletar manifestações de profissionais da área da saúde, comunidade científica, órgãos, instituições e entidades públicas e privadas acerca das monografias de Heparina publicadas na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira.


Prazo para contribuições:  26/04 a 25/06/2013

A Farmacopeia Brasileira é o compêndio que define as especificações para o controle de qualidade medicamentos e insumos para saúde. Sua quinta edição trouxe inovações importantes no contexto da regulação sanitária do país. Uma delas diz respeito à revisão das monografias de heparina cálcica e sódica.

É importante ressaltar que a heparina é um polissacarídeo sulfatado, utilizado há mais de 50 anos como droga anticoagulante, sendo obtida a partir de tecido animal, na atualidade especialmente da mucosa intestinal dos suínos, mas podendo ser obtida de outros tecidos, por exemplo, pulmão ou intestino bovino. É o segundo agente natural mais utilizado no mundo, superado apenas pela insulina. Pertence a um grupo de fármacos de extraordinária importância na medicina atual, os anticoagulantes sistêmicos, utilizados na prevenção e tratamento de tromboses e embolias arteriais ou venosas.

As monografias de heparina cálcica e heparina sódica faziam parte do 5º fascículo da 4ª edição da Farmacopeia Brasileira, publicado em 2004. No escopo do projeto de revisão do compêndio, iniciado pela ANVISA em 2008, estas monografias foram revisadas pelo Comitê Técnico Temático de Produtos Biológicos da Farmacopeia Brasileira - CTT Produtos Biológicos, sendo publicada uma proposta de monografia em consulta pública (CP Nº62/2010).

Durante todo o processo de revisão destas monografias, especial atenção foi dada por parte do CTT Produtos Biológicos, considerando fatos ocorridos nos EUA e Europa (2008), que apontavam para a existência de contaminantes em heparinas de origem chinesa, causando reações alérgicas e até mesmo a morte de dezenas de pessoas. Este caso, apurado pelas autoridades sanitárias dos EUA e Europa, foi considerado como sendo uma adulteração proposital e fraudulenta, para reduzir custos de produção. Alertou, no entanto, para o fato de que os métodos de análise existentes nas principais farmacopeias do mundo não conseguiam detectar a presença destes contaminantes. Esta constatação levou com que as principais farmacopeias do mundo se mobilizassem no sentido de revisar a monografia estabelecendo novos métodos e especificações para o produto, especialmente no que se refere ao aumento da potência, de 140 UI/mg para 180 UI/mg de massa seca, descrita pelas Farmacopeias Americana e Europeia.

Por ocasião da consulta pública, a Coordenação da Farmacopeia Brasileira (COFAR) recebeu contribuições importantes da Academia, sendo algumas acatadas, para compor o texto final das monografias publicadas oficialmente na 5ª edição da Farmacopeia Brasileira, pela Resolução de Diretoria Colegiada Nº 49/2010.

Tendo em vista informações oriundas do setor produtivo de que o parâmetro exigido pela Farmacopeia Brasileira é inatingível para a heparina de origem bovina, a Diretoria Colegiada da Anvisa decidiu realizar chamamento público, a fim de colher subsídios de diferentes setores da sociedade, que estejam interessados em discutir as especificações da heparina definidas nas monografias da quinta edição da Farmacopeia Brasileira.

Para visualizar o conteúdo do chamamento público clique aqui.

_____

6º Encontro Anual da Farmacopeia Brasileira

Brasília, 25/09/2012.

Este ano, o 6º Encontro Anual da Farmacopeia Brasileira ocorrerá paralelamente ao 1º Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas  - de 06 a 09/10/2012 em Porto de Galinhas (PE).

Os principais temas abordados serão: a importância da construção de consensos para o desenvolvimento farmacêutico da área de plantas medicinais e de fitoterápicos, os avanços em espectroscopia e cromatografia para a Farmacopeia e a produção nacional de biológicos.

Veja a programação do evento.


_____

Farmacopeia define novos lotes de Substâncias Químicas de Referência

Brasília, 05/09/2012.

A Anvisa publicou, na última sexta-feira (31/8), a RDC Nº 46/2012, que dispõe sobre oficialização de novos lotes de Substâncias Químicas de Referência (SQR) da Farmacopeia Brasileira. As SQR são materiais de referência utilizados na avaliação da conformidade dos insumos farmacêuticos e dos medicamentos, utilizados como referência de controle de qualidade nacional.

Foram estabelecidos pela Farmacopeia Brasileira 12 novos lotes de SQR: amoxicilina (lote 2022), bromazepam (lote 2042), cefadroxila (lote 2051), cetoconazol (lote 2033), claritromicina (lote 3052), diazepam (lote 2044), diclofenaco potássico (lote 2053), lamivudina (lote 1064), nifedipino (lote 2025), nimesulida (lote 2049), piroxicam (lote 1065) e prednisona (lote 2037).

O estabelecimento de SQR produzidas no Brasil confere maior agilidade na disponibilização destes produtos, diminuindo custos e facilitando o acesso na aquisição dessas substâncias, consequentemente, gerando menos dependência externa do país. A ação faz parte de um projeto da Farmacopeia Brasileira que prevê o estabelecimento de 121 novos lotes de SQR até o ano de 2014. 

É da responsabilidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) a distribuição oficial das Substâncias Químicas de Referência Certificadas da Farmacopeia Brasileira. Cada frasco de SQR, contendo 400mg, é vendido a R$ 340,00.

Para obter mais informações sobre como adquirir as SQR da Farmacopeia Brasileira, acesse  o endereço eletrônico: http://www.incqs.fiocruz.br > Produtos e Serviços > Substâncias Químicas de Referência.

_____

Cofar divulga planos de trabalho dos CTT

Brasília, 28/06/2012

A Coordenação da Farmacopeia Brasileira divulga os Planos de Trabalho para 2012/2013 dos Comitês Técnico-Temáticos.

_____

Método de determinação do peso médio para cápsulas manipuladas

Brasília, 20/06/2012

O Comitê Técnico-Temático de Produtos Magistrais da Farmacopeia Brasileira divulgou hoje a Nota Técnica FB- 04/2012, que esclarece sobre a abrangência e utilização do método de peso de cápsulas magistrais estabelecido no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira 2ª edição – FNFB 2.

_____

FB participa de eventos em Brasília (DF) e Pelotas (RS)

Brasília, 11/05/2012

A Farmacopeia Brasileira participou da Oficina da Sub-rede Analítica de Medicamentos Antimaláricos, promovida pela Gerência-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (GGLAS/ Anvisa) nos dias 09 e 10/05.
No segundo dia do evento, a FB palestrou sobre "Os avanços da FB e as parcerias com outras Farmacopeias" e "Histórico acerca da elaboração das monografias dos medicamentos antimaláricos da FB".
Estavam presentes, além de representantes dos LACENs de todo o Brasil, o Ministério da Saúde, a OPAS, a USPharmacopeia, o INCQS e servidores da Anvisa.

Paralelamente, foi realizada a 1ª Semana Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - de 09 a 11/05), onde a FB participou com o tema "A Farmacopeia Brasileira no Contexto Nacional". Palestraram também no evento a Profª Elfrides Schapoval, membro da CFB e coordenadora do CTT-Especialidades Farmacêuticas, o Prof. Juliano Barim, membro do CTT-SQR e o Prof. Celso Bittencourt, ex-presidente da CFB.

_____

Publicada a Errata nº 01 da FB5

Brasília, 04/04/2012

Foi publicada hoje no DOU a RDC 18 de 23/03/2012, que aprova a Errata nº 01 da Farmacopeia Brasileira 5ª edição.
Clique aqui para ver o anexo.

_____

Versão Impressa da Farmacopeia Brasileira está disponível na Editora FIOCRUZ

Brasília, 05/01/2012

A edição impressa da FB5 (Farmacopéia Brasileira 5ª edição) encontra-se disponível para aquisição na Editora Fiocruz. O compêndio, totalmente revitalizado é apresentado em dois volumes: Métodos Gerais (Volume I) e Monografias (Volume II).

Ao se somar aos esforços da Anvisa nesta quinta edição da Farmacopéia Brasileira, a Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Editora Fiocruz, reafirma seu compromisso com o avanço da ciência e com a saúde da população.

Saiba como adquirir no site da Editora.

_____

Programação dos eventos de dezembro

Brasília, 13/12/2011

A Coordenação da Farmacopeia Brasileira (COFAR) divulgou hoje a programação dos eventos de dezembro:

Oficina de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
4º Simpósio Internacional da FB

_____

Simpósio Internacional e Oficina de Plantas Medicinais - inscrições encerradas

Brasília, 08/12/2011

Encerraram-se, nesta manhã, as inscrições para os dois eventos da FB da próxima semana. Ambos atingiram a lotação máxima.

_____

Eventos de dezembro/2011

Brasília, 06/12/2011

A Farmacopeia Brasileira promoverá, neste mês, dois eventos importantes:

No dia 14/12, em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/ SCTIE/ MS), ocorrerá a  Oficina de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Segurança – Eficácia – Qualidade.

O evento tem como objetivo realinhar os trabalhos da Farmacopeia Brasileira às demandas do SUS, na perspectiva da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Nos dias 15 e 16/12, acontece o 4º Simpósio Internacional da Farmacopeia Brasileira/ 5º Encontro Anual da FB, que tem este ano o tema: Ciência e Tecnologia a Serviço da Segurança de Fármacos e Medicamentos.

Além dos membros da CFB e dos CTTs, estarão presentes servidores da Anvisa e do Ministério da Saúde, e convidados internacionais do Mercosul, Farmacopeias Internacional, Europeia e Norte-Americana.

O evento, que é anual, visa promover a troca de experiências entre as Farmacopeias Brasileira e internacionais, na busca de metodologias que orientarão o desenvolvimento científico e tecnológico  brasileiro para os produtos sob regime de vigilância sanitária.

_____

Nota de falecimento - Dr. Aulus Conrado Basile

Brasília, 05/12/2011

É com pesar que a Coordenação da Farmacopeia Brasileira (COFAR) informa o falecimento, na última sexta-feira 02/12, do Dr. Aulus Conrado Basile, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Comitê Técnico-Temático das Denominações Comuns Brasileiras (CTT-DCB), da Farmacopeia Brasileira há cerca de uma década.

Dr. Aulus colaborou ativamente com os trabalhos da Farmacopeia Brasileira, especificamente no tema das DCBs. Sua colaboração foi de extrema relevância para a construção e consolidação do que hoje se tem estabelecido sobre a nomenclatura genérica dos fármacos. A Farmacopeia Brasileira agradece e reconhece sua valiosa contribuição durante todo este tempo.

A cremação ocorreu no cemitério de Vila Alpina, São Paulo, às 10h30min do dia 03/12, sábado.

_____

Lançamento da 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira

Será lançada amanhã, dia 06/08/2011, a 3ª edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB-3).
O evento ocorrerá durante o VIII Congresso Nacional de Farmácia Homeopática / XXV Simpósio do GIRI em Foz do Iguaçu (PR).

A nova edição da FHB trará 82 monografias de insumos ativos utilizados na preparação de medicamentos homeopáticos, das quais 46 são inéditas e 36 são revisões das monografias que já estavam inscritas na 2ª edição da FHB.

O conteúdo proposto para a 3ª edição da FHB diferencia-se da edição anterior por ser mais simples, direto e objetivo.

_____

Nota técnica sobre a RDC 49/2010
A Coordenação da Farmacopeia Brasileira (COFAR) divulga nota técnica contendo esclarecimentos sobre o Art. 2º da RDC 49/2010, que aprova a FB-5.

Já está disponível a quinta edição da FB 5, para baixar gratuitamente. Não haverá remessa de CD. A versão impressa será comercializada pela Editora da Fiocruz, brevemente.

_____

Vigência da FB 5 – A RDC 8/2011 prorroga o prazo de vigência para 28/08/2011, visando a atender a alguns setores que tiveram alterações mais drásticas em seus procedimentos, em relação às edições anteriores, e, sobretudo, pelo atraso na disponibilidade do arquivo na página, dificultando a sua adequação.

_____

CD de Lançamento da Farmacopeia Brasileira 5ª edição
1 de março de 2011

No evento de lançamento da Farmacopeia Brasileira 5ª edição, ocorrido nos dias 13 e 14 de dezembro de 2010, foram entregues aos presentes CD com o conteúdo dos dois volumes da FB 5. Entretanto, foram identificadas algumas incorreções, já sanadas para a versão que está disponível na página da Farmacopeia.

Solicitamos aos que receberam o CD de Lançamento, que não o utilizem para fins legais, devendo baixar a versão eletrônica atualizada da FB 5 ou adquirir os exemplares diretamente da Editora da Fiocruz, quando esses estiverem disponíveis.

Novas SQR certificadas
Brasília, 28 de janeiro de 2011 - 15h55
Transmissão do Lançamento da 5ª Edição da FB
Brasília, 10 de dezembro de 2010
mais notícias