Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 



 


Genéricos na Imprensa
Notícias

 

06/08
Prozac poderá virar genérico nos EUA




Prozac poderá virar genérico nos EUA
Fonte: Jornal de Brasília - 07/08/2001

Depende apenas de uma carta do FDA, o órgão que regulamenta remédios e alimentos nos Estados Unidos, a autorização para que uma companhia farmacêutica comece a produzir um genérico do Prozac, o antidepressivo mais usado no mundo, a preços drasticamente mais baixos para os consumidores norte-americanos.
O laboratório Barr acredita que receberá a carta nas próximas horas, o que lhe dará os direitos exclusivos, por pelo menos seis meses, sobre a comercialização da "fluoxetina" em comprimidos de 20 mg. O mesmo medicamento rendeu, no ano passado, US$ 2,7 bilhões ao fabricante do Prozac, Eli Lilly.
Uma porta-voz do Barr informou que o laboratório não está sozinho em sua campanha para transformar o Prozac em genérico. A FDA analisa a concessão dos direitos legais sobre os comprimidos com dosagens de 10 mg e 40 mg para o Reddy's e o Geneva Pharmaceuticals, respectivamente, enquanto que a Teva Pharmaceuticals deverá fabricar a fluoxetina em forma líquida.
Já a dosagem semanal de 90 mg do Prozac permanece como exclusividade do Eli Lilly, que detém, ainda, os direitos sobre o Serafem, a versão do antidepressivo receitada exclusivamente para mulheres em tratamento contra manifestações mais graves da Síndrome Pré-Menstrual.
A meta do Barr é disponibilizar o genérico nas farmácias norte-americanas já na próxima semana. Algumas, segundo a porta-voz, já fizeram reservas dos comprimidos, os quais poderão receber já nesta sexta-feira, caso as expectativas do Barr em relação ao FDA se confirmem.
A patente do Eli Lilly sobre o Prozac expirou em 2 de fevereiro e o laboratório recebeu uma prorrogação de seis meses, com base no caráter de "exclusividade pediátrica", uma vez que o fabricante estava realizando pesquisas com o remédio em crianças.


 
Página Anterior Ínicio da página