Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
 
Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária Acesso ao Sistema
     
 

Cadastro

Para realizar/monitorar as notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) associadas ao uso de produtos sob vigilância sanitária é necessário ter um cadastro junto a Anvisa. Existem dois tipos de cadastro conforme a categoria/classificação da instituição/empresa que o profissional de saúde está vinculado.

   

Cadastro de profissionais de instituições: NÚCLEOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE, HOSPITAIS, AMBULATÓRIOS, HEMOCENTROS, SERVIÇOS DE HEMOTERAPIA, VISAS, MINISTÉRIOS, SECRETARIAS DE SAÚDE, PREFEITURAS, FUNDO MUNICIPAL, FARMÁCIA PÚBLICA E LACEN

 

1° passo – Cadastrar uma instituição ou atualizar o seu cadastro

2° passo – Cadastrar os profissionais da instituição e atribuir os perfis de acesso (GESTOR DE SEGURANÇA)

 

Observação: Para atender a RDC 36/2013 (Segurança do Paciente), caso o serviço de saúde já possua cadastro, basta apenas enviar um email para cadastro.sistemas@anvisa.gov.br informando a Razão Social, Nome Fantasia, CNPJ e CNES, e solicitar “ALTERAÇÃO DE CATEGORIA” para Núcleo de Segurança do Paciente. As Visas não poderão se cadastrar como Núcleo de Segurança do Paciente, portanto não tem necessidade de realização de um novo cadastro por parte dessas instituições.

   
Cadastro de profissionais de empresas: CLÍNICAS PRIVADAS, LABORATÓRIOS PRIVADOS, DROGARIAS, FARMÁCIAS, EMPRESAS PRIVADAS E EMPRESAS DETENTORAS DE REGISTRO DE PRODUTOS SOB VIGILÂNCIA SANITÁRIA
 

1° passo – Cadastrar uma empresa ou atualizar o seu cadastro

2° passo – Cadastrar os profissionais da empresa e atribuir os perfis de acesso (GESTOR DE SEGURANÇA)

   
Cadastro de profissionais de saúde liberais (sem vínculo com instituição/empresa)
 

Clique aqui para cadastrar o profissional de saúde liberal que não tem vínculo com instituição/empresa

Profissional de Saúde Liberal – Pode notificar (exceto Sangue e Componentes), pode retificar (corrigir/complementar) uma notificação enviada, pode visualizar (acompanhar) apenas as suas notificações enviadas e suas notificações são enviadas diretamente. . Não consegue visualizar notificações de outros usuários.

   
Cidadãos (não notificam no Notivisa, mas podem relatar problemas associados a produtos sob vigilância sanitária através de formulários avulsos)
  Clique aqui para acessar os formulário de notificação dos cidadãos
   
Gerenciamento de instituições (VISAS ESTADUAIS e REGIONAIS ESTADUAIS)
  Clique aqui para acessar o Gerenciamento de instituições
  Manual de Gerenciamento de Instituições (pdf) 
 
     
rodape