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Serviços de Saúde

 

Avaliação em Serviços de Saúde

Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde - PNASS

A avaliação é parte fundamental no planejamento e na gestão do sistema de saúde

Objetivo Geral
Com o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde - PNASS, buscase
apreender, de forma abrangente, a realidade dos serviços de saúde
vinculados ao Sistema Único de Saúde - SUS, nas suas diferentes dimensões.

Objetivos Específicos

  • Incentivar a cultura avaliativa dos gestores para os serviços de saúde.
  • Fomentar a cultura avaliativa nos serviços de saúde.
  • Ser instrumento de apoio à gestão do SUS.
  • Produzir conhecimento qualitativo da rede de serviços de saúde.
  • Incorporar indicadores de produção para avaliação de serviços de saúde.
  • Aferir a satisfação dos usuários do SUS.
  • Conhecer as condições e relações de trabalho nos estabelecimentos de
    saúde.
  • Identificar oportunidades de melhoria.
  • Observar experiências de êxito.
  • Disponibilizar os resultados para conhecimento público.
  • Para verificar a eficiência, a eficácia e a efetividade das estruturas, processos e
    resultados relacionados ao risco, ao acesso e a satisfação dos usuários frente
    aos serviços de saúde.
  • Para subsidiar o planejamento e a gestão do Sistema de Saúde.
  • Reordenar a execução das ações e serviços.
  • Redimensionar as necessidades da assistência.
  • Racionalizar os recursos e controlar os custos.
  • Melhorar a resolutividade do Sistema de Saúde e a qualidade dos serviços.

Por que avaliar?
Para verificar a eficiência, a eficácia e a efetividade das estruturas, processos e
resultados relacionados ao risco, ao acesso e a satisfação dos usuários frente
aos serviços de saúde.

Para que avaliar?

  • Para subsidiar o planejamento e a gestão do Sistema de Saúde.
  • Reordenar a execução das ações e serviços.
  • Redimensionar as necessidades da assistência.
  • Racionalizar os recursos e controlar os custos.
  • Melhorar a resolutividade do Sistema de Saúde e a qualidade dos serviços.

O que avaliar?

  • Os riscos relacionados aos serviços de saúde.
  • As condições de acesso da população aos serviços de saúde.
  • O grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços públicos de
    saúde.
  • As condições e a relação de trabalho dos profissionais nos estabelecimentos
    de saúde .

Quais serviços avaliar?

  • Hospital Geral, Hospital Especializado e Unidade Mista
  • Hospital Especializado com leitos obstétricos
  • Ambulatório de Especialidade e Policlínica
  • Estabelecimentos de saúde com serviços próprios de alta complexidade em
    oncologia e nefrologia

Quais instrumentos metodológicos usados para avaliar?

  • Roteiro de Padrões de Conformidade baseado em um sistema de autoavaliação
    aplicado pelo estabelecimento e outra avaliação aplicada pelo gestor, com o objetivo de conhecer a realidade e as necessidades local.
  • Aplicação de indicadores de saúde.
  • Pesquisa de satisfação dos Usuários realizada pelo gestor local em todos os
    serviços de saúde em amostragem estatisticamente representativa, para
    verificar o grau de confiança, da qualidade da atenção e o atendimento das
    expectativas do usuário em relação aos serviços prestados.
  • Pesquisa das condições e das relações de trabalho com base em
    amostragem de trabalhadores descritos no Cadastro Nacional de
    Estabelecimentos de Saúde CNES

Apresentações do Seminário Nacional PNASS: Resultados e Perspectivas
Brasília, 15 de dezembro de 2006

Resultado do Processo Avaliativo 2004 – 2006
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