Módulo 1
Introdução
Propriedades
  Farmacocinética
Tratamento
Comunitárias
Antimicrobianos - Base Teóricas e Uso Clínico

III. Tratamento das infecções comunitárias e relacionadas à assistência à saúde diante da resistência microbiana

1. Comunitárias - infecções adquiridas na comunidade
1.4.
Cavidade oral – principais infecções e diagnósticos diferenciais

D - Angina de Ludwig

É uma celulite aguda e tóxica dos espaços submandibular e sublingual bilateralmente e do espaço submentoniano. É uma doença de origem dentária ou a partir de infecções mandibulares (adenite da glândula submandibular), fratura mandibular composta, lacerações dos tecidos moles bucais, feridas perfuro-cortantes do assoalho oral e infecções secundárias em neoplasias orais.

As características clínicas típicas são edema endurecido dos espaços submandibular e sublingual bilateralmente, elevação da língua, obstrução da via aérea e pequena quantidade de pus. Microrganismos da microbiota oral são os  mais comumente envolvidos (Streptococcus spp., Bacterioides spp., Fusobacterium spp.).

Tratamento
O tratamento inclui diagnóstico precoce, manutenção de via aérea pérvia, terapia antimicrobiana sistêmica (clindamicina - crianças: 30 mg/kg/dia e adultos: 1800 a 2400 mg/dia, por via intravenosa, dividida em quatro doses ou amoxicilina - clavulanato (crianças: 45 a 90 mg de amoxicilina/kg/dia e adultos: 1,5 g de amoxicilina/dia, dividida em três doses), extração dos dentes afetados, hidratação e drenagem cirúrgica precoce.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

O tratamento das infecções de interesse do cirurgião dentista, deve incluir quatro procedimentos complementares:

  • cirurgia ou intervenção (por exemplo drenagem de abscesso, tratamento endodôntico, curetagem periodontal), de maior ou menor porte;
  • tratamento sistêmico de suporte como controle da dor e inflamação, cuidados com hidratação e estado geral do paciente, controle da glicemia e pressão arterial, entre outros;
  • tratamento antimicrobiano;
  • profilaxia para tétano.
« voltar 1 | 2 | 3 | 4 » seguir para Gastrintestinal
                                      ATMracional, 2008