Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
Manuais de Acreditação
Notificação de Eventos Adversos e Queixas Técnicas
SINAIS - Sistema Nacional de Controle de Infecções

 

Serviços de Saúde

 

Arquitetura e Engenharia em Saúde

Manuais

Nesta seção estão disponíveis publicações sobre arquitetura e engenharia hospitalar. Os documentos não são normativos e, portanto, servem somente de orientação aos usuários. Os textos apresentam uma discussão sobre diversos critérios que devem ser considerados nos projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Os critérios podem muitas vezes ser conflitantes entre si, e cabe ao arquiteto/planejador avaliar aqueles mais adequados a sua situação.

O material aqui apresentado é resultado de experiências pessoais e estudos de casos feitos pelo autor. Pretende-se com esta série de publicações, abrir o debate e o aprimoramento de temas muito pouco estudados na área da saúde, mas de vital importância na assistência prestada.

Atenção: os arquivos abaixo que estão em formato PDF precisam de um programa específico (Acrobat Reader) para serem visualizados. Caso você ainda não o tenha em seu computador clique aqui para instalá-lo.
Importante: Para salvar os arquivos PDF em seu computador, utilize a barra de navegação do Acrobat Reader, clicando no ícone que contém um disquete.

Arquitetura na Prevenção de Infecção Hospitalar (em formato pdf)
As técnicas de controle de infecção têm evoluído nos últimos anos. Com isso, a arquitetura não poderia deixar de acompanhar esse conhecimento. Neste sentido, esta publicação visa desmistificar várias "verdades" sobre a influência do edifício no controle de infecções, bem como apresentar vários detalhes que podem ser incorporados ao edifício de modo a ajudar a equipe de assistência no controle de infecção.
Condições Ambientais de Leitura Visual (em formato pdf)
Muitos estabelecimentos assistenciais de saúde são grandes e confusos para seus usuários, a começar pela fachada que muitas vezes não "traduz" que aquele é um edifício de saúde.
Este texto não trata da simples colocação de um sistema de identificação de placas sinalizadoras e sim faz uma análise de como o projeto pode influenciar na identificação externa do edifício, dos ambientes e de seus acessos internos e externos.
Condições de Segurança Contra Incêndio (em formato pdf)
A partir da frase "incêndio se apaga no projeto", esta publicação apresenta uma série de critérios que um projetista deve considerar quando estiver elaborando o projeto de arquitetura de um estabelecimento assistencial de saúde, de modo a minimizar os riscos de incêndios nessas edificações.
Instalações Prediais Ordinárias e Especiais (em formato pdf)
Nesta publicação os autores descrevem sobre como devem ser projetados os diversos tipos de instalações, sejam elétricas, de gases, hidrosanitárias, de climatização, entre outras, de um estabelecimento assistencial de saúde. São enumeradas também as diversas normas complementares utilizadas nestes tipos de projetos.
Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar (em formato pdf)
Esta publicação contém informações sobre os principais riscos existentes nos serviços de saúde e, em particular, nos hospitais. Aqui é possível encontrar soluções práticas para o controle e preservação no ambiente, visando benefício de pacientes, profissionais da área e visitan
tes.
Manutenção Incorporada a Arquitetura Hospitalar (em formato pdf)
O leitor encontrará nesta publicação uma ampla discussão sobre como o projeto de arquitetura poderá ajudar ou mesmo influenciar na futura manutenção de um edifício de saúde. A criação de espaços destinados exclusivamente à manutenção é minuciosamente detalhada.
O Custo das Decisões Arquitetônicas no Projeto de Hospitais (em formato pdf)
Nesta publicação está disponível uma análise de como as decisões tomadas num projeto de arquitetura de um estabelecimento assistencial de saúde tem relação direta com o custo final da obra. O simples fato, por exemplo, de se fazer um prédio redondo ou retangular, mesmo que os dois possuam a mesma área, resultará em custos diferentes.
RDC Anvisa Nº 306/04- Aspectos jurídicos da Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa sobre Resíduos de Serviços de Saúde(em formato pdf)
A Resolução da Diretoria Colegiada RDC Anvisa nº 306/04 e a Resolução CONAMA nº 358/05 padronizam e regulamentam um setor que ainda é pouco discutido no Brasil: os resíduos dos serviços de saúde (RSS).
Sistemas de Controle das Condições Ambientais de Conforto (em formato pdf)
Nesta publicação está disponível uma análise de como tratar a questão de conforto ambiental luminoso, acústico e térmico no interior de um estabelecimento assistencial de saúde.
Sistemas Construtivos na Programação Arquitetônica de Edifícios de Saúde (em formato pdf)
Os estabelecimentos de saúde são edifícios que precisam estar sempre prontos a acomodarem novas funções e a crescerem ou diminuírem. Em outras palavras, devem ser flexíveis permitindo mudanças e expansões garantindo a organização original.
Tais características condicionam a busca de soluções para sistemas construtivos que permitam que o edifício se adapte de acordo com o desenvolvimento de suas necessidades.
O objetivo desta publicação é identificar critérios que possam contribuir para a melhoria de qualidade das decisões com relação ao sistema construtivo a ser adotado no projeto desses edifícios.
 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa