0
 

Alerta 3627 (Tecnovigilância) - Comunicado da empresa GVS do Brasil Ltda - Filtro para remoção de leucócitos (Laboratório) - Risco de hemólise transfusional. Recolhimento.
 

Nome Comercial: Filtro para remoção de leucócitos (Laboratório). Nome Técnico: Filtro para remoção de leucócitos (Laboratório). Número de registro ANVISA: 80158680025. Tipo de produto: Material. Classe de Risco: III. Modelo afetado: GIS042A00S. Números de série afetados: Lotes 5040702 e 5042301. Acesse o conteúdo integral do Alerta 3627 com os respectivos anexos no Site da ANVISA (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/alertas).
 

O fabricante identificou que determinados lotes do produto podem causar no sangue desleucocitado um patamar acima do máximo de hemólise tolerada: 0,80%. O produto tem sua utilização destinada a remoção de leucócitos em unidades concentradas de hemácias em laboratório. Caso o patamar excessivo de hemólise não seja detectado na análise na bolsa desleucocitada, o paciente final poderá ter sinais de reação hemolíticas transfusionais, como sudorese, febre, dor toráxica ou abdominal, náusea ou vômito.

 

Ação de Campo Código GVS01 sob responsabilidade da empresa GVS do Brasil Ltda. Recolhimento. Segregação para análise.

 

O fabricante fará o recolhimento nas instituições e orienta às mesmas que sejam tomadas as seguintes providencias: 1) Localizar os lotes envolvidos nos estoques e segregá-los imediatamente; 2) Entrar em contato com a GVS do Brasil Ltda para a devolução dos produtos; 3) Circular este Aviso de Recall internamente para todas as partes de interesse/afetadas; 4) Informar a GVS do Brasil Ltda. se qualquer um dos dispositivos citados neste aviso foi distribuído para outras organizações; Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos, informe o número do Alerta 3627 no texto da notificação ao utilizar os canais abaixo: Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa). Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade. Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp> Informações Complementares: - Data de identificação do problema pela empresa: 25/07/2021. - Data da entrada da notificação para a Anvisa: 23/08/2021. A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso. Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012: (...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa. Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final. Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...) OBS: O presente alerta poderá passar por um processo de atualização caso a Gerência de Tecnovigilância julgue necessário.

 
 

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde).

 
 

03/09/2021

 
 

Empresa detentora do registro: GVS do Brasil Ltda - CNPJ: 02.527.107/0001-18 - Rodovia Conego Cyriaco Scaranello Pires 251, Jd. Chapadão, CEP 13193-580 - Monte Mor - São Paulo. Tel: (19) 3879 7200. E-mail: karine.righeto@gvs.it Fabricante do produto: GVS do Brasil Ltda - Rodovia Conego Cyriaco Scaranello Pires 251, Jd. Chapadão, CEP 13193-580 - Brasil.

 
 

ENGENHARIA CLINICA, FARMACIA, ENFERMAGEM, GERENCIA DE RISCO