Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Acesse o Sistema
 
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
     
  Notícias

Manipulação de Antimicrobianos destinada à venda para Hospitais/SNGPC

05 de agosto de 2013

As vendas de antimicrobianos em Farmácias de Manipulação para Hospitais podem ocorrer, conforme prevê o item 5.10 do anexo da RDC nº. 67/2007:

5.10. Em caráter excepcional, considerado o interesse público, desde que comprovada a inexistência do produto no mercado e justificada tecnicamente a necessidade da manipulação, poderá a farmácia:

5.10.1. Ser contratada, conforme legislação em vigor, para o atendimento de preparações magistrais e oficinais, requeridas por estabelecimentos hospitalares e congêneres.

Nesses casos o Farmacêutico RT não deverá escriturar essa venda no SNGPC, uma vez que não será possível lançar dados do paciente como: nome, idade e sexo. Assim como todas as movimentações referentes a essa substância deverão ser escrituradas somente no sistema informatizado interno do estabelecimento.

A equipe técnica da Anvisa trabalha nesse momento para adaptação do esquema XML possa permitir a escrituração desse tipo de movimentação, assim que tiver concluída essa evolução será publicada notícia no sítio eletrônico do SNGPC com orientações e procedimentos a serem seguidos.

 

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC