Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Acesse o Sistema
 
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
     
  Notícias

Informação aos desenvolvedores: alteração nos schemas XML da nova versão SNGPC

04 de dezembro de 2012

Após a realização dos primeiros testes dos desenvolvedores de softwares, referentes à nova versão do SNGPC que abrangerá os medicamentos antimicrobianos, conforme cronograma definido pela Instrução Normativa nº 7/2011, informamos que foram feitas as seguintes alterações no modelo de XML a ser seguido:

a) Nas entradas de medicamentos/insumos, a tag <classeTerapeutica> estava vinculada à nota fiscal, de forma que todos os medicamentos/insumos da nota fiscal deviam pertencer a mesma classe terapêutica, o que nem sempre ocorre. Assim, foi retirada a tag <classeTerapeutica> do conjunto de dados da nota fiscal e associada ao medicamento/insumo, ou seja, numa nota fiscal pode haver medicamentos/insumos de distintas classes terapêuticas.

b) Foi retirada a tag <classeTerapeutica> das operações de saída (venda ao consumidor, transferência, perda e transformação). A informação sobre a qual classe terapêutica pertence o medicamento/insumo deve ser dada na entrada, não havendo necessidade de repetir esta informação a cada saída.

c) Na operação de venda ao consumidor, a tag <usoProlongado> estava vinculada à receita, de forma que todos os medicamentos de um receituário deveriam ser ou não de uso prolongado, o que nem sempre ocorre. Assim, foi retirado o vínculo da tag <usoProlongado> do receituário e foi vinculado ao medicamento, ou seja, o mesmo receituário pode conter medicamentos ou insumos de uso prolongado e medicamentos/insumos de uso não prolongado.

Os novos modelos estão disponíveis no link:
http://www.anvisa.gov.br/sngpc/esquemas.asp

A nova versão do Guia para geração do padrão de transmissão do SNGPC está disponível no link:
http://www.anvisa.gov.br/sngpc/Documentos2012/Manual_SNGPC_2.0_2.pdf

 

Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC