Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
Acesse o Sistema
 
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados
     
  Notícias

Nova ferramenta de comunicação de riscos está disponível no hotsitedo SNGPC

31 de janeiro de 2013

Já está disponível, no hotsite do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), o espaço virtual VISAlerta, destinado à comunicação de riscos em vigilância sanitária. O objetivo da nova ferramenta é aumentar a capilaridade das informações a serem compartilhadas com os entes do SNVS e segmentos da sociedade.

O primeiro alerta publicado refere-se a blocos de notificação de receita azul extraviados no estado do Rio de Janeiro. Destinado, principalmente, aos farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias, o comunicado tem como objetivo evitar o uso indevido dessas notificações. Além disso, pode ser utilizado como uma ferramenta de auxílio nas buscas e na investigação da possível infração sanitária e criminal.

Qualquer órgão de vigilância sanitária estadual, regional ou municipal poderá informar à Coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (CSGPC) situações que possam produzir riscos sanitários. Após avaliar se os fatos informados possuem relação com o SNGPC, a área irá divulgá-los no VISAlerta.


Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC