IV - Orientações de estudo

Quanto tempo?

Considerando-se o tempo necessário para o aprendizado adequado, o curso foi desenvolvido para um total de 120 horas/aula, o que corresponde a 20 horas/aula por módulo. Porém, é importante notar que, em um curso a distância, o estudante dispõe de autonomia para decidir onde, quando e por quanto tempo irá estudar.
Por isso, é fundamental ter disciplina e dedicação!

Todos os módulos ficarão permanentemente disponíveis durante o período de realização do curso!

Entretanto, para o melhor aproveitamento do conteúdo e discussões de cada módulo on-line, sugerimos abaixo um cronograma com os períodos para o estudo de cada módulo.
Os tutores também darão preferência para as discussões dos temas pertinentes a cada módulo dentro destes períodos sugeridos.

Período do curso: 03 de novembro a 14 de dezembro de 2008 (6 semanas)

MÓDULO 1: 03 a 09 de novembro – 1 semana
MÓDULO 2: 10 a 16 de novembro – 1 semana
MÓDULO 3: 17 a 23 de novembro – 1 semana
MÓDULO 4: 23 a 30 de novembro – 1 semana
MÓDULO 5: 01 a 07 de dezembro – 1 semana
MÓDULO 6: 08 a 14 de dezembro – 1 semana

Organização dos estudos

Talvez seja difícil conciliar estudo e atividades profissionais e pessoais. Portanto, é imprescindível que você organize seus horários e delimite seu espaço. Recomendamos que você reserve pelo menos duas horas diárias, cinco vezes por semana, para as atividades do curso. O tempo necessário varia de pessoa para pessoa.

Encontre seu próprio ritmo e o mantenha. Você vai conseguir!

Algumas dicas:

  • Fixe um horário diário de estudo conforme seu ritmo e necessidades;
  • Não determine períodos muito curtos, nem maiores que duas horas ininterruptas, para não prejudicar a concentração e correr risco de má assimilação;
  • Faça intervalos periódicos – por exemplo a cada 50 minutos – para descansar. Alongue-se, beba ou coma alguma coisa, mas não deixe que outra atividade o distraia;
  • Quando for estudar, deixe claro a seus colegas ou familiares que aquele é um momento de concentração, e que você não deve ser interrompido;
  • Reserve ao menos um dia por semana para atividades de lazer.

Motivação

Nossos tutores estão preparados para oferecer apoio e encorajamento para que você possa vencer as etapas deste processo. Entretanto, é importante manter um bom nível de motivação interna. Procure identificar seu estado de ânimo e as razões pelas quais você está participando deste grupo e os benefícios profissionais que poderá colher no futuro!

voltar

© Copyright 2008, MC boas práticas. Todos os direitos reservados