Módulo 1
Conceitos gerais
Propriedades
Antimicrobianos
   ß-Lactâmicos
 Tetraciclinas
 Novos antimicrobianos
Mecanismos de ação
Bibliografia
Antimicrobianos - Base Teóricas e Uso Clínico
III. Antimicrobianos - principais grupos disponíveis para uso clínico

11. Sulfonamidas

11.5. Indicações clínicas

11.5.1. Cotrimoxaxol

O cotrimoxaxol é indicado nas infecções do trato urinário, altas e baixas, uretrites e prostatites agudas ou crônicas. Tem sido menos recomendado no tratamento empírico das infecções mais graves, devido à freqüência cada vez maior de germes resistentes. Tem excelente atividade contra Stenotrophonas maltophilia.

É utilizado no tratamento de otite média, sinusite e exacerbação aguda de bronquite crônica como alternativa para pacientes alérgicos aos ß-lactâmicos.

É a primeira escolha para o tratamento e profilaxia da pneumonia por P. carinii nos pacientes portadores de alguma imunodepressão.  Estudos realizados sugerem que sua eficácia é de 70 a 90% no tratamento da pracoccidioidomicose. Também pode ser utilizado no tratamento da diarréia por Isospora belli, Ciclospora spp. e na doença invasiva por cepas sensíveis de Salmonella spp..

11.5.2. Sulfadiazina

A sulfadiazina é a droga de escolha no tratamento da toxoplasmose, associado a pirimetamina, e como alternativa na malária por P. falciparum sensível ou resistente à cloroquina.

A forma tópica da droga é a sulfadiazina prata, indicada comumente na prevenção de infecções em pacientes queimados.

« voltar 1 | 2 | 3 | 4 | 5| 6 » seguir
   
RMcontrole. 2007