Acesse o Portal  do Ministério da Saúde
Acesse o Portal do Governo Brasileiro
 
Fale Conosco
Mapa do Site
Sites de Interesse
Perguntas Freqüentes
Escolha seu Perfil
Espaço Cidadão Profissional de Saúde Setor Regulado
Manuais de Acreditação
Notificação de Eventos Adversos e Queixas Técnicas
SINAIS - Sistema Nacional de Controle de Infecções

 

Serviços de Saúde

 

Rede Nacional Para Investigação de Surtos e Eventos Adversos em Serviços de Saúde (Reniss)

Conceitos Básicos

Surto: é o aumento na ocorrência de um agravo à saúde acima dos níveis esperados. Em geral, nos serviços de saúde, os surtos estão relacionados a quebras nas rotinas técnicas, utilização de insumos industrializados com desvio de qualidade e introdução de novas tecnologias. Essas situações aumentam a morbidade e a mortalidade entre os pacientes envolvidos e elevam os custos assistenciais, com grande impacto no sistema de saúde.

Surtos podem ocorrer simultaneamente em vários serviços de saúde, em mais de um município e mesmo em diferentes regiões do país. É estimada a ocorrência de, pelo menos, um surto por ano em hospitais de 100 a 150 leitos.

Evento Adverso: é qualquer agravo à saúde ocasionado a um usuário ou paciente, relacionado ao uso de um produto, sendo essa utilização realizada nas condições e parâmetros prescritos pelo fabricante. É importante lembrar que a utilização de novos medicamentos e produtos, em grande escala, após o início de sua comercialização, pode revelar efeitos não detectados durante os testes necessários para o seu registro na Anvisa.

Fórum Virtual: é um veículo de comunicação criado para os participantes da rede e tem como objetivo propiciar a troca de informações, em tempo real, sobre ocorrências e condução de investigações de surtos e eventos adversos em serviços de saúde.
Acesse o fórum virtual pelo endereço: http://www.anvisa.gov.br/forum/infeccao/

 
Endereços Importantes
  Voltar Subir Imprimir  
Copyright 2003 - Anvisa